☄️ FELIPA CRÍTICA: LUÍZA

Já faz mais de um mês que a novela "Luíza" estreou no Mundo Virtual e segue agitando o site da Widcyber. A novela marca o retorno de Débora Costa na emissora depois de anos. Mas, o que há de novidade na sua nova novela? É o que vamos ver. 

                       Logo oficial da novela

Quando a trama foi anunciada, eu logo me animei pelo fato dela ser chamada de "Luíza". Não pela Luísa Sonza, mas pela icônica música composta por Tom Jobim de mesmo nome, imaginando que pudesse ser uma referência a canção icônica feita especial para a novela "Brilhante" (1981), a pedido do autor da novela, Gilberto Braga. Entretanto fui frustrada, afinal, a novela de Costa não tem nada de referência ou até mesmo a própria novela da Globo. 

A trama que trouxe Débora de volta aos holofotes do mundo virtual, nada mais é do que uma trama de vingança. A novela conta a história de Luiza Miranda, uma estilista famosa que busca vingança pelo o que aconteceu com ela no passado. A jovem iria se casar com Marcelo, o único herdeiro dos Mello Lopez, mas acabou sendo violentada pelo homem que seria seu futuro sogro e acabou sendo afastada daquela família. 

Aparentemente é uma novela com uma proposta simples, sem muitas complicações, direta ao ponto e com os mais variados clichês, principalmente se tratando de um clichê que está em alta no mundo virtual: vingança. 

Nessa altura no ano passado, acompanhavamos a saga de vingança de Zeca em "Corrompidos", novela de enorme sucesso de Guilhardo Almeida, que também foi exibida na Widcyber, desde então, tramas de vingança vem se espalhando pelo MV como variantes de um vírus. Após as mais variadas novelas de vingança, chegamos em Luísa, uma produção que fala de vingança e tem moda como plano de fundo. 

                  As novelas TI-TI-TI e Top Model

Débora Costa traz uma novidade ao inserir o mundo da moda na sua novela, dificilmente existiram novelas no mv que falavam de moda, enquanto na televisão, foram diversos exemplos de sucessos que tiveram moda como plano de fundo. "Verdades Secretas", "Ti-Ti-Ti", "Totalmente Demais", "Top Model" e tantas outras novelas. 

Apesar de ter a moda como background, Costa não faz muito o uso desse tema e foca apenas na vingança da protagonista. Sabemos que toda novela tem que ter um foco, mas quando inserirmos um universo, o mínimo que pode-se esperar é que tenha uma expansão desse tema, coisa que não acontece em Luíza. 

É notório o esforço da autora em melhorar o seu texto nesses anos, mas acaba sempre voltando aos seus vícios de escrita como já registrado no início da novela. 

O primeiro capítulo do folhetim nos leva diretamente para a introdução da trama e nos apresenta com clareza os protagonistas e vilões. Isso é notável na escrita de Débora, ela sempre acerta na questão de apresentar. É tudo bem feito e não costuma pecar muito. 

O capítulo inicial obteve um desenvolvimento fraco e a construção das cenas deixaram a desejar. A novela vai por um caminho óbvio, mas por justamente ir por um caminho previsível que as chances de obter um desenvolvimento precários são maiores. 

A novela se mostra tão over que o carisma negativo de personagens como Marcelo e Alessandra ficam exalando a cada cena. A simplicidade da protagonista me encanta e é muito bem colocada, já que para existir uma vingança, posteriormente necessitava dessa personagem ser frágil e inocente, mas chega a ser ridículo em como tudo que o Marcelo fala a Luíza acredita fielmente. 

A forma como Vilma, Alessandra e Otto se unem para descartar Ana Luíza é bem interessante, apesar de serem personagens extremamente caricatos e óbvies, Vilma possue mais carismas que os protagonistas e é a personagem mais interessante dentro da proposta que a novela entrega. 

Com diálogos forçados, desenvolvimento precário e soluções previsíveis, Luíza é mais um projeto de Débora Costa que tenta se passar por uma novela latina e consegue, pois repete as falhas e vícios das tramas mexicanas só que ampliados, entretanto, a autora acerta em alguns pontos e melhora seu texto parcialmente. É uma novela de vingança interessante, mas tirando o background de moda, é mais do mesmo do universo de Débora. 


Comentários

Postagens mais visitadas